4.6.03

Muita maconha
Acho que eu choquei quando disse, outro dia, que os irmãos Wachowski (que nome mais impronunciável!) fumaram muita maconha quando criaram a série Matrix. Só pode ser isso! Os filmes são uma verdadeira "viagem"! Mas eu gostei muito de Matrix Reloaded, especialmente porque estava com meu perach [não sabe quem é?], que, com seus 11 anos, delirou com as cenas e com os efeitos especiais. Eu também adorei, é claro.

Enfim, acho mesmo que o filme [leia a respeito na Superinteressante] é produto de muita criatividade. Pelo menos prefiro pensar assim, a acreditar que vivemos em um mundo criado e controlado por máquinas -embora se acredite que muitas das idéias tecnológicas introduzidas pelo filme poderão virar realidade em algumas décadas...

O mais interessante de Matrix 2 (ou Matrix Reloaded) são as discussões que o filme promove e as referências que faz a temas atuais. A última cidade habitada por humanos é Zion. Fala-se em conseguir a paz lá. Eu posso estar delirando, mas não pude deixar de associar Zion a Israel e ao Oriente Médio. É que Zion é o inglês para Sion, nome que dá origem ao termo "sionismo"...

Mais que isso: Neo (interpretado por Keanu Reeves, que ficou com um cachê de US$ 30 milhões e mais 15% da arrecadação de Matrix 2 e 3) é uma espécie de Messias salvador. Existe aí um pouco de judaísmo e de cristianismo...

Mais do mesmo
Enter the Matrix é o nome do jogo que nasceu do filme. Não sou muito chegado em games, mas a matéria do Estadão revela que o resultado do cruzamento entre cinema e interatividade, feito pela Shiny Entertanment, que programou o jogo, é uma trama que o jogador acompanha de fora e, de repente, é chamado para fazer parte da ação. Mas é uma brincadeira cara: R$ 110 para PC e R$ 280 para Playstation 2.

Em matéria publicada no Estadão, o professor professor de história de América Colonial da USP Rafael Ruiz tenta explicar o segredo do fascínio de Matrix sobre o público. A teoria dele é a de que o mundo está dividido em dois: "aqueles que confiam nas máquinas e aqueles que confiam nas pessoas". E continua: "O difícil, o verdadeiramente difícil de realizar, é romper com o mundo mecanizado e clean oferecido por Matrix, onde temos certeza de tudo, até das possíveis falhas que possam acontecer, como o déjà vu, e adentrar-se num mundo de relações e afetos interpessoais onde o que impera é a incerteza e a insegurança".

Colher
Alguém que viu o filme pode me dizer o que é aquela colher?

Nenhum comentário: