19.6.03

Faça sua parte
Acabo de voltar do cinema. Fui ver o documentário Tiros em Columbine (Bowling for Columbine), de Michael Moore. O cara levanta, em quase duas horas de bom filme, a questão da violência nos EUA: porque o país é recordista em número de homicídios (são mais de 11 mil por ano, contra apenas algumas poucas centenas em outros países)? E o faz simplesmente com uma câmera na mão e uma idéia clara na cabeça: a de tentar acabar com a cultura de possuir armas em casa.

É claro que as pretensões de Moore são mais utópicas do que possíveis de se ver realizadas. Mas o importante é que ele bota a cara pra bater e critica acidamente o american way of life recheado de preconceitos. Na verdade, o filme tem várias cenas construídas conforme a vontade do diretor, de forma a mostrar o que ele quer, mas mesmo assim o esforço é válido. Na verdade, acho que todo cidadão devia fazer algo assim. Acho que somos -cada um de nós- responsáveis pela sociedade em que vivemos.

Se o cineasta tem a câmera, o jornalista tem o texto, o artista tem o desenho e o político, a palavra... O blog, ele mesmo, é uma ferramenta, ainda que por enquanto simples e sem muita repercussão, para permitir essas pequenas revoluções sociais. Cada um deve fazer a sua parte para mudar o que considera ruim. Então, deixo a pergunta: o que você vai fazer agora pelo seu país, para melhorar o seu mundo?

A resposta pode ficar para a consciência de cada um.

Nenhum comentário: