9.6.03

Telona
Dois filmes que eu vi recentemente -e que adorei- não foram comentados no 23ª idade. Um deles é Kamtchatka. Muito bom, passado durante a ditadura militar argentina, conta de forma muito humana a história de uma família que tem que se esconder do regime.

Quando eu assisti, estava começando a minha tutoria, no projeto Perach. Quem viu pode imaginar como foi significativo pra mim naquele momento. Mas eu não gostei só por isso. Fiquei me lembrando de quando estava em Israel e ficava ouvindo os discursos politizados dos argentinos que conheci por lá. A Argentina viveu uma ditadura, o Brasil também. Mas parece que nós aqui já esquecemos disso... Os argentinos não.

O outro filme é Desmundo, que tem um cuidado todo especial em respeitar o idioma português original [como fizeram?] da época em que a trama se desenrola: os anos do desbravamento do Brasil, por volta de 1570. Além do português arcaico (com legendas), o filme ainda resgata o tupi, o idioma dos negros escravos e o hebraico, em uma cena em que o Caco Ciocler discute as partidas das 'naus' para Portugal. Outro que vale muito a pena ver.

Ah! Vale dizer, para quem não gosta de passear pela coluna esquerda do blog, que os comentários de todos os filmes que eu vejo e sobre os quais escrevo ficam lá, em "Telona". Nos comentários coloco, sempre que encontro, links para o site dos filmes.

Nenhum comentário: