22.6.03

Quem você pensa que é?
Vi, com a Camila e a Renata, Por um fio (Phone booth). São apenas 81 minutos, menos de uma hora e meia. A sensação, quando acaba, é de "quero mais". Apesar disso, se o filme tivesse cinco minutos menos, seria perfeito. Ele cai, nesse tempo final, em um verdadeiro show de mesmices e de clichês...

Até esse ponto, contudo, o filme (cujas cenas são rodadas ao redor de uma cabine telefônica em Nova York) sabe muito bem como prender a atenção. E levanta alguns questionamentos importantes (ética, verdades, mentiras e omissões, falsidade, auto-promoção etc) -dá vontade de confessar todos os pecados ao sair do cinema! Ao mesmo tempo, outra coisa passa pela cabeça: quem é que pode julgar o que é certo ou errado na vida dos outros? E quem é que, afinal, faz de si mesmo esses julgamentos, já que, na verdade, estamos todos tão preocupados em julgar os atos dos outros?

Destaque especial para o site, que não conta o filme mas traz diversos lances dele. Vale a pena, tanto passear pelo virtual como ir ao cinema se deliciar com o filme. Pena, apenas, que ele não é um pouco mais longo! Segredo: quando fui ver O homem que copiava, anteontem, entrei de bico e vi o comecinho de Por um fio. O suficiente apenas para ficar com gostinho de quero mais. Ainda não passou!

Nenhum comentário: