13.6.03

Sobre o que está acontecendo lá no Oriente Médio
Recebi um email preocupado de uma pessoa que está vendo o crescimento da violência no Oriente Médio, de novo, e que, como eu, se incomoda com isso. O Hamas prometeu, dia desses, transformar Israel em escombros e aconselhou a saída de estrangeiros do país...

Mais que isso está acontecendo, contudo. De repente, o tema Oriente Médio voltou à imprensa, mesmo à brasileira. A Folha voltou a colocar no ar, depois de meses, o especial sobre o conflito. Hoje de manhã, a Eldorado abordou o assunto no programa De olho no mundo, entrevistando inclusive o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores de Israel e um sujeito que só falou merda do lado de lá. O programa vai ser reapresentado a partir de 22h de hoje.

A minha resposta para a minha amiga preocupada foi mais ou menos essa:
É de preocupar mesmo. O Hamas tem esse poder, se Israel deixar que o grupo atue. A questão toda, no meu ponto-de-vista, é que Israel, embora esteja investindo todas as forças para que o Road Map dê certo, não vai ficar de braços cruzados esperando o Hamas transformar o país em escombros! Eu me espantei porque Sharon demorou, até, para responder aos primeiros ataques suicidas que se seguiram ao encontro dele com o premiê palestino Abu Mazen e com o Bush na Jordânia. Mas agora, depois da morte de 16 em Jerusalém, ele mostra que não está parado.

O meu medo maior é outro: as pessoas não entendem a ameaça terrorista palestina. Acham que é apenas reação à "opressão" que os palestinos sofreriam lá. Israel sabe se cuidar e, por mais que perca simpatia da opinião pública mundial, vai agir para defender seus cidadãos. Quanto a isso, não há dúvidas: já estamos acompanhando os ataques contra os membros do Hamas. Mas isso vai aumentar o anti-semitismo. Você vai notar.

Eu já estou notando, seja no dia-a-dia (as pessoas vêm falar comigo sobre o assunto com tom de acusação), seja na mídia. Quem tem olhos críticos vai perceber isso.

Nenhum comentário: