15.5.03

Quanto o jogo?
Futebol no Brasil é uma coisa mágica, mesmo. Não importa quem joga ou quem torce. A pergunta "Quanto o jogo?" é sempre suficiente. Hoje, por exemplo. Cheguei no supermercado, perto da meia-noite, em meio aos estouros de fogos de artifício. Pensei que o Corinthians, que jogava contra o River Plate, estava ganhando. Mas descobri que eram torcedores que queriam o time brasileiro fora, comemorando o segundo gol do time argentino. O Corinthians acabou perdendo. E desclassificado da Libertadores da América.

Não importa. Torcedor que é torcedor sempre arranja uma desculpa. O segurança do estacionamento do supermercado dependia dos gritos que vinham dos prédios próximos para acompanhar o placar. Quando eu saí do meu carro ele já lançou a pergunta: "Quanto o jogo?", ao que eu respondi que não sabia. Descobri dentro, onde os atendentes estavam acompanhando com radinho de pilha: um a um. Quando saí, com as compras, o empate já era notícia velha: o River tinha feito o segundo. E o segurança estava feliz. "Você é palmeirense?", perguntei. "Não, sou anti-Corinthians", ele disse, com um sorriso.

Mais nostalgia
foto: Joe Taver/ReutersQuem é que não se lembra de quando fazíamos filtros com pedaços de negativo velado para observar eclipses solares sem prejudicar os olhos?!

Ou, para os que nasceram até o final da década de 1970, como eu, de quando o cometa Halley passou e foi visível a partir do Brasil? Minha família toda se reuniu na cobertura onde eu morava na época e, com lunetas, pudemos ver o espetáculo momentâneo... O ano era 1984, eu acho!

Bom, sexta que vem vai ter eclipse total da Lua, visível do Brasil. Durante 53 minutos, a Lua estará completamente imersa em sombras. E poderá ser vista, a olho nu ou com pequenos telescópios, a partir daqui. O eclipse deve começar à 0h14 (horário de Brasília) de sexta-feira. Se o céu estiver descoberto, será possível observar o eclipse desde 22h46 da quinta.

Nenhum comentário: