19.5.03

A barbárie continua
O local do atentado (Ha'aretz)Um ano atrás eu estava em Israel. Já estava trabalhando nos jardins do kibutz En Dor, no norte do país, e estudando hebraico em dias alternados. Quando eu tinha folgas, viajava com o pessoal do kibutz -muitos deles olim chadashim (novos imigrantes) e alguns mitnadvim (voluntários)- até a cidade mais próxima, Afula. O táxi saía caro -uns 50 shekalim chadashim (mais ou menos uns 40 reais). Íamos de carona, então.

O destino era normalmente uma das "atrações" da pequena cidade: a tachaná merkazit (estação central), de onde às vezes embarcávamos para outra localidade, e o kanion (shopping center) Ha'amakim. Lá eu conhecia bem o Moti, da loja onde cada semana revelava as minhas fotos -fiz mais de duas mil em seis meses. E lá eu praticava meu hebraico, pedindo fatias de pizza, ou comprando CDs, ou tentando explicar que meu relógio precisava de outra bateria...

Hoje sentei para ver meus emails e li sobre (mais) um atentado em Afula. Gelei. Fui ler as notícias e descobri que três pessoas morreram e quarenta e oito ficaram feridas na entrada daquele mesmo shopping. Foi o quinto atentado em Israel nos últimos dois dias.

De todos os atentados que já me fizeram ficar "de luto", de todos sobre os que já escrevi ou que eu, ainda que não muito próximo, presenciei e noticiei, nenhum doeu tanto. Inevitável pensar no segurança que naquele horário devia estar lá. E que muito provavelmente foi uma das vítimas. Ou em todas as pessoas queridas que -quem sabe?- estavam lá.

De vez em quando essas tragédias tomam para nós proporções diferentes. Acontecem em lugares que freqüentamos, atingem pessoas que conhecemos. E -a verdade- destroçam um país que tanto amamos. Fica difícil, assim, pensar que o tal Road Map vai sair do papel. Falta, como eu disse no último post, uma coisa básica, fundamental: que os terroristas palestinos passem a respeitar a vida e deixem de matar inocentes. De vez em quando, esse inocente morto pode estar mais próximo que se imagina...

Estou atordoado.

Números de telefone de emergência:
Hospital Haemek - Afula: 1255165
Centro Médio Rambam - Haifa: 1255144
Ministério de Absorção: 1255081010
(informações em diversos idiomas)

Nenhum comentário: