31.12.02

O dia mais importante do século 20 para os judeus...
Estivemos, o Gus e eu, neste 31 de dezembro sem cara de feriado, passeando por Tel Aviv. Entre outros lugares, visitamos o Heichal Haatzmaut, o local onde em 14 de maio de 1948 David Ben Gurion proclamou a independência do Estado de Israel. O lugar era, na época, a casa do prefeito de Tel Aviv, Meir Dizengoff (o nome hoje está em ruas, praças e shoppings da cidade). Foi emocionante! O palestrante, que usou de muito bom-humor, disse que o que Ben Gurion fez foi abrir as portas para o povo judeu depois de 2 mil anos de sonho.

Depois da sichá (palestra), ouvimos a gravação original da proclamação, na voz de Ben Gurion, e de quando a filarmônica tocou Hatikvá ('Esperança'), o hino nacional israelense. Nos arrepiamos até a alma. E de lembrar também me arrepio. Fico imaginando como pode ter sido para aqueles poucos privilegiados que estavam lá, acompanhando e vendo de perto essa cerimônia. Ou os que já eram nascidos e puderam comemorar o nascimento do Estado que hoje é o único país democrático do Oriente Médio, exemplo de nação avançada.

É claro que os árabes não gostaram e o Egito, nesse mesmo dia, ordenou a invasão de suas tropas no que Ben Gurion acabara de declarar como sendo "Israel". Como tem sido nas últimas décadas, os árabes não aceitaram a partilha feita pela ONU e perderam a oportunidade de, já em 1948, ter seu também tão sonhado Estado Palestino. E fizeram guerra. E a perderam...

... e um dos mais tristes na história do nosso povo
Pouca gente sabe (e eu fiquei sabendo só hoje) que o 31 de dezembro é o Dia de São Silvestre. De santo esse papa nascido em Roma só tinha o nome, depois que a Igreja resolveu canonizá-lo, em 335, ano de sua morte. Silvestre governou a Igreja entre 314 e 335. E, nesse período, fez do cristianismo a religião oficial do Império Romano. E realizou pogroms. A festa de São Silvestre seria, então, a comemoração pela morte de judeus.

Pois como não somos de baixar a cabeça, nesta data nós também comemoramos. Não como em Israel, porque amanhã é dia útil por aqui e não um feriado, mas fazendo festa. Aliás, difícil foi escolher uma! Nos convidaram para tantas que a decisão complicou. Mas agora, perto de 22h no Oriente Médio, já decidimos: vamos a uma festa latina perto da Universidade de Tel Aviv. A balada está tão comentada que duas garotas vieram nos perguntar no shopping se íamos...!

Serviço
Heichal Haatzmaut
Sderot Rotschild, 16 Tel Aviv
03 510-6426, 517-3942

Nenhum comentário: