30.1.05

Pátria amada, Brasil
Sinto uma estranha alegria ao ver, aqui em Jerusalém, algum brasileiro. Estranha porque não sou saudoso do Brasil, apenas das pessoas que lá ficaram. Mesmo assim, quando estou trabalhando ou apenas caminhando na rua e ouço o nosso idioma, fico em uma excitação bem inexplicável.

Aconteceu ontem, no trabalho. Já tinha ouvido o sotaque carioca em uma das mesas no café da manhã. Mãe e três filhos. Mas não disse nada. Quando reparei que uma das filhas estava na ponta do pé tentando pegar suco de uma máquina que temos lá, me aproximei e perguntei, em português, claro:

- Você quer suco?
- Quero.
- De laranja ou limão?
- Laranja.
(...)
- Obrigada.

Ela agradeceu, ainda - sinal de que é brasileira, mesmo (se fosse israelense, não teria pronunciado a última palavra!). Depois, na mesa, eu reparando de longe, comentou com a mãe que "um cara" foi ajudá-la no suco e falou com ela em português!! Foi a melhor parte. Passado um tempo me aproximei, perguntei se eram brasileiros e troquei meia dúzia de palavras...

Foi só o começo de mais nove horas de trabalho...

Gastronomia romântica
Fiz uma macarronada para comer hoje. Mas está faltando queijo no meu macarrão! Em 32 dias ele vai estar mais saboroso, tenho certeza!

Nenhum comentário: