5.1.05

O cachecol kfia
Ser parado pela policia em Israel nao eh para qualquer um. Eh privilegio de poucos. Poucos como eu, que tenho feicoes medio-orientais gracas as raizes no Egito. Mas acho que a culpa por eu ter sido parado e questionado ontem nao foi so da minha cara. Estava muito escuro, tarde da noite, muito frio. A culpa foi do cachecol. Eh, comprei um cachecol que, me dei conta ontem, parece uma kfia, aquele pedaco de pano que os arabes usam na cabeca. Parece pelas cores, mais nada. Ele eh um cachecol, como um cachecol deve ser! Mas fato eh que, me vendo passar, o motorista da viatura parou, deu marcha a re, embicou no estacionamento do predio onde eu estava entrando e devagarzinho emparelhou comigo. Travou-se entao o seguinte dialogo:

- Boa noite.
- Boa noite.
- Para onde voce estah indo?
- Para a casa de amigos, visita-los. (Eu ia mesmo, para buscar minha webcam!)
- Onde voce mora?
- Na rua Yehuda.
- Nao estah muito tarde para visitar amigos? (Era uma da manha, passada)
Levantar de ombros (o que eu ia dizer?)
- Voce tem teudat zeut?
- Sim (Tive vontade de dizer "Sim, claro, voce acha que sou louco de andar sem documentos?" Mas so disse "sim" e a carteirinha, nessa hora, saida da minha carteira, nao colaborou. Colou e nao queria abrir...!)
- Me da.
Dei, claro, para a mocinha, certamente mais nova que eu, sentada ao lado do motorista. Ele entao perguntou:
- Qual o numero?
Ela disse. Ele digitou no computador. Ficha limpa, claro. Me liberaram.

Depois, sai andando meio puto e meio indignado, feliz por ter mandado bem no hebraico. Mas o primeiro pensamento que tive virou um comentario, que fiz com o vento gelado e as arvores (a rua estava, sem brincadeira, deserta):
- Eh assim que eles conseguem manter a ordem...

Estou saindo agora. E vou com o cachecol kfia!

Em tempo: quer conhecer a minha casa? Entao clica aqui!

Nenhum comentário: