17.1.05

De volta
Turismo eh muito bom, especialmente em Israel, onde turistas podem se sentir em casa, encontrar informacoes atualizadas e seguras no idioma em que precisam, onde existe seguranca, ninguem rouba ninguem... Mas turismo, qualquer turismo (ainda que seja o mochileiro!), eh caro. Entao, depois de uma semana de mochileiro pelas principais atracoes de Israel, estou de volta a rotina.

Mas vale contar onde estivemos, meu primo e eu, nesses poucos dias. Passamos por Tel Aviv de dia, fomos a tres museus: o da Independencia, onde em 14 de maio Ben Gurion declarou o nascimento de Israel, o da Hagana e o do Irgun, dedicados ao grupos militares que dariam origem ao atual Exercito de Defesa de Israel.

No dia seguinte, de volta a Jerusalem (na verdade eu trabalhei na noite da quarta-feira, e tivemos que voltar correndo de Yafo, para onde tinhamos ido de novo, no claro!), fomos para a Cidadela de David, na entrada da Cidade Velha. Tive que voltar a tarde para o trabalho (nem tudo eh turismo!) e o Michel ficou passeando por Jerusalem. A noite, festa de inauguracao da "baia" do Carlinhos, Juliano e Fabio. E a chegada dos brasileiros, que eu ja contei!

Manha de sexta-feira nao perdemos tempo: acordamos cedo, tomamos onibus para o Mar Morto, o ponto mais baixo do planeta. O Michel entrou na agua e boiou. Eu nao tive coragem, estava com frio! Voltamos. Sof shavua ragua...

E no Brasil...
Luiz Inacio falou, Luiz Inacio avisou: ingles? Para que? Alem dessa, uma que vale a pena conferir eh a exposicao, na Estacao Pinacoteca, em Sampa, "Pergaminhos do Mar Morto - um legado para a Humanidade", pela primeira vez na America Latina. Fica ate o dia 27 de fevereiro (fone 3337-0185).

Glossario
Hagana, alem de ser o nome do museu, significa "defesa". O exercito israelense tem o nome de Tzahal, acronimo para Tzevet Hagana LeIsrael (exercito de defesa de Israel).

Sof shavua ragua significa "fim de semana calmo". Tinhamos direito a um fim de semana tranquilo depois de tantas idas e vindas pelo pais! E a verdade eh que nem fomos a tantos lugares como queriamos...! A proposito, sof shavua ragua eh a vinheta de fim de semana da Galgalatz, uma das radios mais populares aqui!

Nenhum comentário: