10.1.05

Memoria, compras e armario novo
Com o Abbas eleito e o Hamas prometendo mais atentados, trocamos o cenario de ontem, tipicamente medio-oriental, por um passeio mais emocionante: Yad Vashem, o museu erguido em Israel para homenagear os mais de seis milhoes de judeus mortos no Holocausto e aqueles que fizeram algo para evitar que esse numero fosse ainda maior.

Do Yad Vashem, onde passamos boa parte do que foi a nossa manha (capotamos depois de sair para fumar narguila com amigos ontem!), passamos no shuk Machane Yehuda. La perto o Michel comprou uma mezuza.

E hoje chegou o meu armario, por isso voltamso mais cedo para casa. Meu quarto estah com mais cara de quarto! E eu descobri que as quatro portas que comprei sao insuficientes. Devia ter optado por seis! Pelo menos nao saiu caro.

Ainda vou escrever a respeito, com detalhes. Mas adianto que hoje tive a primeira reuniao extraordinaria com as minhas shutafot. A convivencia nao estah dificil. Mas pode ficar. Pequenas coisinhas...

Atendendo a pedidos, um glossario do post:
Hamas eh um dos grupos terroristas palestinos, que a midia internacional gosta de chamar de "ativistas"... Os membros sao responsaveis por uma porcao de ataques suicidas e pela morte de muitos israelenses. Ao lado do Hamas estao Fatah, Hezbollah (libanes) e outros...

Yad Vashem eh o nome do museu que eu contei. Significa "um nome e um lugar" (Isaias 56,5). O site, inaugurado recentemente, tem uma base de dados completa com o nome das vitimas. Vale a pena a visita.

Narguila eh, basicamente, um cachimbo de origem arabe oriental composto por um (ou varios) tubos flexivel e por um recipiente cheio de agua. Pode ser fumado com tabacos aromatizados. Ontem fumamos sabor morango.

Shuk eh, literalmente, mercado. Na pratica, eh um mercadao a ceu aberto. Em Jerusalem fica bem perto da estacao central de onibus. Vale a pena a visita, ainda que nao se compre nada, apenas para olhar. E tirar fotos, porque eh todo colorido.

Mezuza, em hebraico, significa "umbral". De acordo com a tradicao judaica, eh um pequeno rolo de pergaminho com duas passagens biblicas, manuscritas (Shema e Vehaia). Deve ser afixada no umbral direito da porta de cada dependencia de um lar ou estabelecimento judaico.

Shutafot eh o plural feminino de "shutaf", que significa, literalmente, socio. Contudo, a palavra designa quem divide apartamento, por exemplo. Ou a cama. No meu caso, dividimos apenas o apartamento. Mas quando voce usar a palavra, nao se esqueca de dizer que se trata de shutafot bait. So pela duvida!

Nenhum comentário: