21.1.05

Pacto
Quando um menino judeu completa oito dias de vida, ele assina um pacto com a tradição judaica. A assinatura, passiva, na realidade, é o brit mila, a circuncisão. Hoje, trabalhando como garçom em um hotel novo, servi os convidados de uma cerimônia de brit mila. E lá, entre bandejas e a correria do trabalho, me emocionei na hora em que o bebê, tão pequeno, tão frágil, chorou, selando o pacto. Foi, de uma maneira especial e inédita, o meu presente de aniversário dado pela nova vida que a aliah representa! E como bem resumiu a Sofia, minha amiga mexicana, hoje é o último dia do meu primeiro quarto de século... Que medo!

Glossário
Literalmente, brit mila significa "palavra do pacto". Ou "pacto da palavra", nao sei bem!
Aqui está tudo bem explicadinho!

Aliah, para o caso de que algum dos meus três fiéis leitores ainda não saiba, é o nome que se dá à imigração de judeus a Israel. Literalmente significa "subida" - a subida espiritual em direção a Jerusalém!

Nenhum comentário: