9.2.05

Eu nas estatísticas
O Escritório Central de Estatísticas de Israel divulgou esses dias alguns números sobre a vida por aqui. Agora que sou um israelense e faço parte das estatísticas (seja para engrossar alguns dados, seja para ficar fora de outros!), posso contar a vocês um pouco de como ajudei a formar os números a seguir.

De acordo com o estudo, 99,8% do povo aqui têm geladeira, e eu faço parte dessa galera (a geladeira e a maioria das coisas que vêm a seguir não são exatamente minhas, mas não importa, tem em casa!).

Televisão 91,3% têm. Aqui também tem, embora a TV não tenha muito minha audiência - só ligo pra rodar entre a CNN, a BBC e os canais locais de notícias e pra descobrir se naquela hora (geralmente a hora em que cozinho e como) passa algum bom filme.

Aqui em casa tem linha fixa de telefone, o que em Israel não é nenhum luxo. Tanto que 89% dos israelenses tem pelo menos uma linha. Celular, claro, é artigo obrigatório na mão de qualquer um por aqui, mas só 81% têm (eu acho que as crianças com menos de sete anos somam os 19% restantes!!!).

Luxo mesmo é ter microondas, coisa que 75% da população de Israel tem. Eu não. Nem em casa. Temos um forninho que quebra o galho e faz uma sujeirada enorme. E luxo, mesmo, é ser dono do teto debaixo do qual se mora - 70% são, eu não! Sou inquilino, como 25% dos israelenses.

Diferente de mim, e das minhas shutafot, 61% das famílias israelenses têm ar condicionado. No frio não importa, mas certamente quando julho e o verão chegarem vou sentir o que significa não fazer parte dos outros trinta e nove!

Vamos a um número do qual certamente vai demorar para eu me livrar. Aqui 57% têm pelo menos um carro e 13%, dois ou mais... Eu ando de ônibus! E, a partir de março, vou ter um cartão que me permite andar o quanto quiser pagando um valor único bem menor do que a soma de duas viagens por dias todos os dias. Carro? Digamos que não tão cedo!

Desses números, de todos eles, faço parte: 55% têm vídeo e 18%, DVD (mas, a exemplo da TV, não uso nem um, nem outro!), também 55% são felizes donos de computadores e 31% assinam algum serviço de internet. Ainda bem. Senão, como é que eu ia contar todas essas coisas por aqui?

Nenhum comentário: