21.10.03

Uma entrevista
"Zmuda", essa vai especialmente pra você, meu caro, meu amigo...
(E a todos que, como ele, têm essas dúvidas existenciais)


BZ: Qual sua opinião sobre o ataque israelense, onde pelo menos 13 palestinos morreram??
Gabo: Minha opinião é que Israel e palestinos estão em guerra. Quando um palestino se explode matando dezenas de inocentes, gente como você não diz nada. Quando Israel retalia e mata terroristas em potencial, vocês saem em defesa deles... O que você pensa sobre os atentados terroristas? Vai dizer que é um direito deles...

BZ: Por que você não "fica triste"? Pois pelo que sinto em você, você é a favor da paz, certo?
Gabo: Certíssimo. Sou a favor da paz como você, como toda a população mundial e como as candidatas a top model... Mas é muito fácil ser a favor da paz estando sentado na sua confortável cadeira atrás de um computador. Quando terroristas se explodem e matam pessoas inocentes, fica um pouco mais difícil... E quem disse que eu não fico triste? Pra mim, o mundo ideal não teria ataques israelenses contra palestinos. Mas também não teria terroristas palestinos. Só que o mundo ideal, meu caro, não existe.

BZ: Qual sua opinião sobre o muro?
Gabo: Sou totalmente a favor do muro de proteção que Israel está construindo ao redor de si. Já escrevi a respeito aqui... É a única forma efetiva de reduzir a entrada de terroristas no território israelense. Vendo isso você vai entender melhor o que estou dizendo. E como disseram aqui, no 23ª idade, você também se cerca, para evitar a entrada de ladrões na sua casa. Por que Israel não pode fazer a mesma coisa?

BZ: Você não acha que esse muro vai "guetar" milhões de semitas palestinos?
Gabo: Acho interessante como você se refere aos palestinos, como semitas. Parabéns, você acerta ao classificá-los assim. Pouca gente sabe que palestinos, embora sejam um povo "inventado" com a criação do Estado de Israel, são semitas como os judeus. Mas eu discordo da sua afirmação, acho que o muro não "gueta" ninguém. As liberdades de acesso continuarão quase as mesmas: na sua casa, só passa pela "portaria" quem você autorizar, né? Em Israel, só vai passar pelo muro quem Israel deixar. Certamente quem aparecer por lá com um cinturão de explosivos em volta do corpo vai ser mandado de volta pra casa. Ou vai ser preso!

BZ: Estou errado ou essa forma de gueto transforma o líder israelense no maior anti-semita do mundo?
Gabo: Você está errado! Primeiro porque é uma contradição um semita ser anti-semita. Em segundo lugar, quem tem líder é a Autoridade Palestina, que não consegue se constituir como governo porque desde 1947 os palestinos rejeitam as propostas de divisão do território. Israel tem primeiro-ministro, ministros e deputados, todos eleitos democraticamente. Depois porque, como eu disse acima, não há gueto algum. Isso é coisa da sua cabeça. Por último, porque anti-semitismo é o que você pratica, tentando acreditar e fazer com que acreditem que Israel é errada ao tentar se defender.

Nenhum comentário: