23.9.03

Para onde caminha o nosso telejornalismo?
A crise no telejornalismo brasileiro é uma velha senhora que nasceu com a TV, cresceu durante o período da ditadura militar no país e está na sua melhor idade nos dias de hoje.

Quando o cineasta Jorge Furtado filmou O homem que copiava, ou quando fez o curta Ilha das Flores, sua crítica ia direto a essa velha senhora.

Colocar uma galinha no final do filme, fora de contexto, como se fosse o personagem principal da trama pareceu estranho para quem viu O homem... Mas Furtado explica bem a razão do que fez: "A inclusão da galinha é também uma crítica à mania que a imprensa tem de supervalorizar matérias com bicho (nos anos oitenta, era quase uma regra do Jornal Nacional terminar com matérias sobre bichos)."

No livro O povo fala, um cineasta na área de jornalismo da TV brasileira, João Batista de Andrade faz a mesma crítica. Ele menciona, a exemplo de Furtado, os editoriais do Jornal Nacional que "festejavam o dia em que nascia algum animal exótico no zoológico"...

Muito se fala com relação à inclusão digital. Pouco se diz, contudo, do perigo que está por trás de deixar o cidadão sem acesso livre à boa informação, da falta de democratização da informação, mesmo nos dias de hoje, melhor idade da velha senhora.

E é disso que se tratam as críticas dirigidas por exemplo ao apreentador Gugu Liberato, do SBT, que maquiou ou permitiu que maquiassem personagens para caber em entrevistas bombásticas...

--------------------------
Esse é o início de um artigo que estou
escrevendo sobre o assunto. Aceito sugestões!

Nenhum comentário: