5.9.03

História, passado, tradição
Hoje, acho que pela primeira vez em 24 anos, sentei com o meu pai para falarmos sobre a vinda dele ao Brasil. Meu pai nasceu no Egito, e deixou o país aos oito anos, quando Nasser tornou a vida dos judeus egípcios insuportável. Não vou contar toda a história aqui. Quero apenas dizer que fiquei muito emocionado ao ouvir os relatos dele.

Naquela época, ainda tinha-se que vir de navio e isso poderia demorar semanas, meses; não existia Internet para poder manter contato com o país de origem; a viagem era uma verdadeira aventura: para um local desconhecido, com um idioma novo... Bom, no site da Sociedade Histórica dos Judeus do Egito dá pra ter uma boa noção disso...!

Há coisas na vida que não se esquece. Essa é uma coisa que eu não vou esquecer: meu pai e eu numa cantina em São Paulo conversando sobre a imigração dele para o Brasil. Tomara eu possa, dentro de trinta e poucos anos, sentar com o meu filho em uma cantina em Tel Aviv e contar pra ele sobre a minha imigração pra Israel!

Nenhum comentário: