20.9.03

Kipur
Reza em Yom Kipur, do site www.tora.org.arUm ano atrás, mais ou menos, era Yom Kipur, dia do perdão, a data mais importante do calendário judaico. Eu estava em Jerusalém, sozinho. Tinha viajado pra capital de Israel para poder passar esse dia de reflexão e auto-avaliação no lugar que, para mim, é o mais sagrado do mundo. Foi uma experiência incrível ouvir o shofar anunciando a entrada do novo ano -o que estamos- diante do Kotel (muro das lamentações)...

Mas, como eu estava lendo ontem no meu diário, foi também uma experiência triste. É que tradicionalmente, Yom Kipur é um dia para passar em família, em comunidade. E eu fiquei meio deslocado, ainda que estivesse em Israel, ainda que estivesse em Jerusalém, ainda que estivesse diante do Kotel...

Daqui a poucos dias será Yom Kipur, de novo. E eu não posso deixar de pensar que, por um lado, estarei de novo em família e em comunidade, mas, por outro, será provavelmente meu último dia do perdão no Brasil. Claro que não vou desistir dos meus planos de fazer aliah, de ir pra Israel, mas confesso que isso incomoda.

Shanah Tovah Umetukah, desde já!
Um ano bom e doce.

Nenhum comentário: