23.12.04

Um pneu furado
Dia desses, indo para o supermercado (sim, agora eu vou ao supermercado, sejam bem vindos a minha vida real de israelense normal!), uma mulher estava plantada ao lado do carro dela, que tinha um pneu furado, triangulo na mao. Nao sabia o que fazer. Pediu ajuda. Dani e eu, que nao somos letrados em hebraico mas nos viramos com pneus, fizemos o servico. Tudo correu bem.

Depois do pneu trocado, os agradecimentos. Disse ela que nao tinha palavras para agradecer a mitzva (boa acao) que tinhamos feito. Que "muito obrigado", "voces sao uns anjos", "voces vieram do ceu", bla, bla, bla. Um exagerado desfile de agradecimentos. Nao precisava, serio. Como disse o Dani, uns trocados ajudariam mais. Brincadeira! Eu nao teria aceitado!

E isso me faz lembrar de como eh engracado, as vezes, viver aqui em Israel. Nao sei se contei e estou com preguica de espiar (ou "espionar", como contou uma amiga que faz!) no blog. Mas antes de achar ape, num ponto de onibus, uma mulher puxou papo, me deu pedacos do jornal que acabara de comprar, conselhos e o numero do telefone. Como se fossemos velhos conhecidos. Nos cruzamos mais algumas vezes...

Outra, sentado no onibus voltando pra casa, tentando me concentrar para ler a descricao do celular que quero comprar, uma senhora, sentada ao meu lado, puxa papo. "Voce pode escrever uma coisa pra mim?", perguntou sem saber que de hebraico nao manjo muito. Expliquei e ela entao quis saber de onde vim, o que faco, porque cargas d'agua fiz aliah etc. E nao acreditou que eu tivesse mais que 18 anos! Depois, deu dica do melhor ponto pra descer, uma bronca por nao ter tomado o onibus que passa mais perto de casa... Como se fossemos velhos conhecidos!

E a vida vai! Sempre que podem, os israelenses se metem na vida uns dos outros, mas com boas intencoes, pra ajudar. Se voce pergunta em uma parada de onibus que linha vai pra tal lugar, todos que estao ali vao te dar alguma dica. Geralmente sao todas diferentes, vai de voce escolher uma! Um barato, uma piada!

Uma coisa doida eh que aqui em Israel, sem Natal, sem clima de fim de ano, sem propagandas na TV para vender tudo que se pode, nao se sente que mais um ano vai, outro ano vem. Mas ja eh quase 2005. Entao, um bom Natal, um feliz ano novo a todos!

Nenhum comentário: