26.10.04

Rabin, Gaza
Nove anos depois, amanha se relembrara a morte do Izhak Rabin, por um fanatico israelense judeu. Estarei no cemiterio onde ele estah enterrado, representando o ulpan em uma cerimonia oficial reservada. Eh dificil, num dia como o de hoje, nao pensar na relacao entre aquele novembro de 1995 e o novembro que estah para comecar.

Votou-se (e aprovou-se) hoje o plano de desconexao do Sharon. Em poucas palavras: o plano de retirada dos assentamentos (e dos colonos judeus, eh claro) de Gaza e de algumas regioes da Cisjordania. Nos ultimos dias nao se falou em outra coisa em Israel, apenas na tochnit hahitnatkut, o nome em hebraico.

A importancia desse plano, eh clara: sair de territorio que nao tem nada a ver com Israel, evitar a morte de mais e mais soldados que dia apos dia devem cuidar da seguranca de colonos que estao ali apenas por ideologia religiosa e, no fim do dia, dar um passo de boa vontade e concreto no conflito com os palestinos.

O programa de Sharon, acima de tudo um compromisso assumido com o presidente Bush, tem vasto apoio entre a populacao israelense. Falando por MSN com uma garota de Haifa, que eu conheci por acaso e por culpa do Orkut, ela me explicou o que pensa: I want to go out from there and (from) all other places as well... I don't think we have something to do there...

Como ela, 60% dos israelenses, o que equivale a 3,6 milhoes de pessoas, apoiam a retirada. Mesmo assim, e por isso eh inevitavel pensar nisso num dia como hoje, sao contra ela os colonos, eh claro, que serao removidos de suas casas, e parte dos israelenses que vivem fora de Gaza (somam ao todo 1,6 milhao de pessoas).

A data de hoje, em que se relembra a morte de Rabin por ter feito algo que Sharon conseguiu hoje, com a aprovacao na Knesset, o parlamento, de seu plano, remete ao que aconteceu nove anos atras. Como Rabin, o primeiro-ministro atual estah sendo ameacado de morte, ate. A frase eh do ministro de Defesa, Shaul Mofaz: We do not know if there is today another loaded weapon waiting to again strike Israeli democracy.

O plano estah aprovado. Os dados estao lancados. Agora basta esperar para ver a que ponto chegaremos.

Nenhum comentário: