17.10.04

O poder de uma kfia
Estive ontem no bairro arabe da Cidade Velha e resolvi comprar uma kfia (o lenco que o "cara" usa na foto). Depois de levar, tendo negociado e reduzido o valor a menos da metade, comecei a me arrepender. Para que, afinal, tinha comprado aquilo?

Hoje, no almoco, descobri: comprei para gerar uma discussao politica aqui no ulpan. Primeiro, quero esclarecer fatos: a kfia eh um simbolo religioso muculmano que equivale a kipa para os judeus. Nem todos que usam sao terroristas e nem todo terrorista usa uma...

Mas nem todos sabem disso, descobri. Ao ver um dos brasileiros daqui, o Carlinhos, vestindo a kfia (para provocar, mesmo), um frances religioso, que trabalha no Mada, abriu o berreiro. O argumento dele: em atentados terroristas (e - fez questao de ressaltar - ele ja esteve presente em dois), o suicida veste a kfia.

Ao ver a cena, pasmo, aprendi um pouco da dificuldade que a palavra "entendimento" tem para entrar na cabeca das pessoas. E entendi que fundamentalismo existe mesmo dos dois lados. Nao consigo dar outro nome a um cara que age como agiu o frances: fundamentalista.

Pena existir gente assim tambem entre os judeus. Fico envergonhado.

Nenhum comentário: