24.5.04

Ladino
Quando eu era criança meu pai me arrumou uma fita (é, fita!) do Yehoram Gaon, cantor de ladino, o dialeto dos judeus sefaradim, um espanhol diferente em sua pronúncia e em muitas de suas palavras.

Lembro-me como se hoje fosse de ouvir essas músicas, que agora escuto novamente, no Miguel de Cervantes -e do espanto que eu sentia quando mencionava o idioma, em um colégio espanhol, e ninguém sabia do que eu estava falando.

Existe na internet, um amigo chileno me contou, um egroup onde as pessoas, quase 600, só se comunicam escrevendo em ladino. Confesso que não entendo a maioria -embora seja muito parecido com o espanhol e apesar de fato de que ouvindo a fita eu entendo tudo. Mas é um bom treino.

E esse, ladino, é o tema da minha próxima matéria!

Avraham Avinu,
Padre kerido,
Padre bendicho,
Luz de Israel

Nenhum comentário: