19.2.04

Shimon
Prometi, conto. Foi sensacional. Peres tem um humor incomum entre israelenses e brincou diversas vezes -como quando disse, respondendo a um deputado que sugeriu que "D-s é brasileiro", que ainda que seja mesmo brasileiro, está em Jerusalém. "Esperemos o Messias chegar".

O encontro foi tão inesperado que eu precisei pedir para tirarem uma foto minha com ele, improvisada. Coisa rara, estava sem a minha Mavica, que sempre quebra galho. Tinha ido encontrar um grupo de políticos brasileiros e de representantes de entidades judaicas no Centro Cultural Brasil-Israel, um apartamento no centro de Tel Aviv que serve para ensinar português a israelenses fascinados pelo idioma das novelas da Globo (O clone e Laços de família são sucessos aqui).

Peres pediu para retirarem todos os títulos ao dirigirem-se a ele. "Podem me chamar apenas de 'Shimon'", disse. Do alto de seus 80 anos, sendo o único líder israelense que participou da criação do Estado ainda vivo e em atividade política, fez previsões sobre o conflito ("a crise atingiu seu ápice e precisa ser resolvida com a fórmula de dois estados para dois povos", "Israel deve mudar o traçado da cerca pois a questão não é o direito de erguê-la, mas a linha que vem seguindo") e elogiou o governo brasileiro.

Escrevi para o JB a respeito, mas pelo que vi na edição online do jornal, parece que não saiu. Talvez na versão impressa. Se alguém tiver notícia da publicação dessa notícia, é favor avisar! O iG publicou Nahum.

Grandes desprazeres -série fotografia
Este saiu no Observatório da Imprensa e tem a ver com o que vive-se aqui e com algo de que o mundo pouco fala e finge que não vê. Mulher palestina "encena" foto, mostrando como a mídia manipula (ou se deixa manipular) conforme seus interesses.

Semana que vem centenas de estudantes judeus de Israel e da Europa vão se manifestar contra o terrorismo palestino em Haia, onde o Tribunal de Justiça vai julgar o caso "muro". Israel mandou o que sobrou do ônibus em que se explodiu o homem-bomba no final de janeiro. Que o mundo abra os olhos e veja as imagens reais, não as montadas.

Nenhum comentário: