1.2.04

[sem acentos]
Nada do que foi...
Nao foi proposital, mas eu escutava Billie Holiday na estrada a caminho de Afula, como se fosse a trilha sonora de uma viagem ao passado. Quando cheguei ao kibutz, contudo, descobri que nao tinha voltado ao passado mas apenas a um lugar perdido em alguma epoca da minha vida -onde tudo ja estava completamente mudado...

Na volta achei mais adequado colocar no discman 10,000 Maniacs. Tinha mais a ver com o que eu tinha vivido e passado nos dois dias e meio que passei em En Dor, depois de quase um ano e meio desde aquela quinta-feira chuvosa quando me fui dali (depois de ter vivido la seis meses!).

Explico minha sensacao: quase tudo estava no seu lugar, mas nada nem ninguem era mais o mesmo. Triste. Posso dizer que certamente me arrependi de ter ido ao kibutz, amargamente -embora seja o arrependimento por algo que fiz -e nao que deixei de fazer...

Enfim, ja sai de la, com a sensacao de que ja nao quero mais voltar. Conversei com as pessoas que durante seis meses foram meus melhores amigos e me decepcionei em ver como eles estao passivos, so esperando a vida passar. E conversei com os chavrei kibutz, que estao desesperados com o futuro incerto que os espera.

En Dor, como qualquer outro kibutz sem grana de Israel, estah em uma crise que se nota de primeira olhada. Por isso tive a certeza, depois dessa visita, de que qualquer mudanca radical eh sempre para pior. O sonho acabou! A vida comunal do kibutz, que surgiu para proporcionar vida comunal, terminou...

Quem sabe isso nao se torne o tema de um artigo que eu escreva? Estou inspirado...

Pequenos prazeres -serie listening
Em que outro lugar do mundo, sem contar a Franca, talvez, se pode escutar musica francesa dos anos 1960, 1970, alem de Elvis Presley e Louis Armstrong, dentro de um onibus, senao em Israel? Entre a estacao central de Haifa e a Universidade de Haifa, de onde escrevo agora, essa foi a trilha sonora!

Nenhum comentário: