1.2.04

Poliglota
Estive na Universidade de Haifa para averiguar (usa-se essa palavra em português?!) as possibilidades de ensino lá. E tive uma surpresa: entre os pré-requisitos para o curso que escolhi para o meu segundo título, para a pós, História do Oriente Médio, está saber, além do hebraico -língua oficial do material e das aulas- árabe, persa, turco e, caso eu decida defender uma tese, alemão e francês. E inglês, claro...

De duas uma: ou enlouqueço ou viro poliglota, como o papa!! Um sujeito israelense que estava por lá ouvindo o papo, e que estudou a mesma coisa que eu quero estudar, disse que ele levou dois anos para aprender árabe. Ele, que é israelense! Se for nesse ritmo, lá pelos 50 anos pode ser que eu esteja saindo da pós!

Teoria
Tenho uma teoria sobre idiomas, falando do tema: não se sabe de verdade um idioma até que se possa dizer duas frases muito simples nele, de sopetão, sem pensar muito, no meio da rua:

Seu cadarço está desamarrado.
Cuidado para não tropeçar!


Em quantos idiomas você pode dizer isso!?

Nenhum comentário: