26.4.03

Siga aquele táxi
Você já pensou alguma vez como é estranha a forma como conheceu alguém? Alguém que, "do nada", apareceu na sua vida, e em quem você passou a confiar como se já conhecesse há tempos? E você já pensou alguma vez sobre o que essa pessoa talvez faça ali, na sua vida, como se todos nós tivéssemos "papéis" na vida uns dos outros? Pois bem... É mais ou menos sobre tudo isso que trata O novato (The recruit), filme a que fui assistir hoje.

O mais interessante é que eu vi esse filme como se estivesse em um jogo de metalinguagem, com uma pessoa que eu conheci outro dia, pela Internet. Ou que "me conheceu"! Nós mesmos, depois do filme, ficamos brincando com isso, com o fato de como é estranho isso tudo. E de como, na verdade, por mais que conheçamos alguém, não sabemos "a que ele veio", como se, de novo, cada um de nós tivesse um papel no teatro da vida. O engraçado é que tudo aponta para que nos tornemos grandes amigos mesmo!

Muito blá blá blá mas eu ainda não disse o que achei do filme. Bom, eu sou suspeito para falar de filmes policiais, que adoro, mas também o seria para falar de muitas outras coisas que também adoro... Então simplesmente digo que gostei, e que recomendo. É o tipo de filme que mexe com o desejo íntimo de todos nós de ser um espião ou algum agente secreto! E, com isso, de ter carros modernos e caros, apartamentos hiper equipados, ser primeiro aluno de algum MIT da vida... Sonhar não custa nada, não é? Mas eu me contento em brincar de tentar descobrir os mistérios das pessoas que conheci "do nada"!

A mídia na mira
No dia que vi Chicago não entrei em detalhes no meu comentário sobre o filme. Uma coisa que me chamou a atenção é o fato de que como a imprensa é criticada, com a menção à fácil manipulação dos jornalistas para se chegar a um fim desejado. Na verdade assim é ou pode ser. Jornalistas podem facilmente se tornar marionetes de causas compradas. Vai da ética e do profissionalismo de cada um agir com imparcialidade e saber a importância que a profissão -a do quarto poder- tem.

Nenhum comentário: