3.4.03

Linchamento intelectual
Tem uma matéria eletiva que eu curso chamada Violência, ética e moral. Minhas eletivas não foram eleitas, porque na data da minha matrícula já não tinha mais opções. Enfim, nessa eu me dei bem! A matéria é muito interessante e hoje o tema de um trabalho que foi apresentado era a guerra no Iraque. Tudo ia muito bem, com os discursos politicamente corretos contra a guerra e contra o Bush, até que um dos elementos do grupo fez a fatídica comparação entre Bush e Hitler, entre o expansionismo norte-americano de hoje e o nazismo da Segunda Guerra Mundial...

Pra quê?! Eu, que até então estava calado, resolvi dar a minha opinião, e chamei a comparação de burra. Quase fui linchado (mesmo que intelectualmente linchado) pelos outros alunos, que passaram a pensar que eu sou favorável à guerra. Não sou, embora também não seja um pacifista burro que fica glorificando um ditador e acusando uma democracia... O mais interessante é que aos berros e indignações da classe seguiu um discurso da professora (muito boa, aliás), pedindo que, com calma, eu defendesse meu ponto-de-vista.

Com calma eu o fiz. E, se não convenci ninguém (não era mesmo a minha intenção, como até disse no começo da minha fala), pelo menos mostrei que a comparação é vazia. E as pessoas começaram a concordar comigo, "pegar leve" no discurso inflamado contra o Bush e pensar duas vezes antes de tentar equilibrar os horrores do nazismo com o que está sendo essa operação no Iraque. Como eu sempre digo, nada é certo e nada vai ser certo até que tudo termine.

E, felizmente, parece que está perto de terminar, com as tropas da coalizão tão próximas de Bagdá. Há até a notícia de que norte-americanos e iraquianos já começaram a discutir, juntos, como será o novo governo no país de Saddam. Se isso não é um sinal de que a guerra pode estar chegando ao fim, então o que é?

Ontem falei aqui sobre o De olho no mundo, programa da Eldorado AM. Hoje a caminho da faculdade ouvia o programa, que entrevistou dois acadêmicos (um de Washington e um de Brasília) e eles foram unânimes: a saída do Saddam vai sim representar uma possibilidade de haver paz na região. Eu ainda achei o discurso deles muito otimista. Paz não vai haver tão rápido, até atentados são esperados num primeiro momento. Mas que a derrubada do ditador vai significar mudanças -e pra melhor-, isso vai.

Pra ficar claro
Democracia x ditadura: Fotógrafo que alterou imagem perde emprego x Al-Jazira suspende ação de repórteres no Iraque. Tirem suas próprias conclusões.

Nenhum comentário: