8.4.03

Falou e disse
A Lilian Knobel, amiga minha revoltada (assim como eu) com a greve dos ônibus de ontem (ontem? De hoje também!) escreveu um texto a respeito de sua indignação. Antes que os jornais decidam publicá-lo ou não, o 23ª idade já se adiantou! Enjoy!

Seu mestre mandou
Que atire a primeira pedra a pessoa que na sua infância nunca brincou de "seu mestre mandou". Ser o mestre era sempre muito divertido! Ter o poder de dar ordens e fazer com que todos os participantes fizessem aquilo que o "manda chuva" queria (sem se preocupar com reclamações ou julgamentos) era mil vezes mais interessante e divertido do que ficar numa fila com inúmeras pessoas que simplesmente repetiam gestos e falas da pessoa que brincava de poder.

Parece que muitas crianças se tornaram adultas sem ao menos se darem conta de que a fase de brincar de "seu mestre mandou" acabou há muito tempo. E que no mundo ninguém se contenta em apenas receber ordens e mais ordens sem ao menos ter o direito de contestá-las e discuti-las. O melhor exemplo desse tipo de adulto ao qual me refiro é sem dúvida nenhuma nossa querida prefeita, dona Marta Suplicy.

Tenho a impressão de que mandar e desmandar sem ao menos ligar para a opinião pública é com ela mesmo: dona Marta mandou criar a taxa do lixo! Dona Marta mandou criar a taxa da luz! Dona Marta mandou colocar mais radares nas ruas e das Marginais! Dona Marta mandou plantar coqueiros e dar um retoque no visual da avenida Faria Lima! Dona Marta mandou aumentar seu próprio salário! Dona Marta, que sempre foi muito crítica com a atitude de outros prefeitos e políticos, resolveu tapar os ouvidos para as reclamações feitas a seu governo e simplesmente criar e aumentar taxas e impostas para dar conta de fechar o orçamento milionário que gasta para administrar nossa cidade!

Não estou falando que gerenciar São Paulo é tarefa fácil, mas parece que quando a prefeita estava fora do poder, ela não pensava assim. Eu me lembro que o que ela e o pessoal do PT e de outros partidos de oposição mais faziam era criticar e criticar. Também não posso dizer que dona Marta não faz coisas boas para nossa cidade -com tanto dinheiro arrecadado, algo de bom tem é mais que ser feito...

Outro exemplo de adultos que adoram voltar a ser criança só para poder brincar de "seu mestre mandou" são os responsáveis por essas inúmeras greves de ônibus que acontecem de tempos e tempos, sem o mínimo de respeito com os usuários dos transportes públicos. Quer brincar de greve? Tudo bem! Então por que em vez de tirar os ônibus de circulação, não se protesta fazendo exatamente o oposto, colocando toda a frota na rua sem cobrar dos passageiros? É um bom jeito de se protestar sem prejudicar milhares de pessoas que às vezes acabam até perdendo o emprego ou ganhando menos por não ter como ir ao trabalho.

Aqueles que detêm o poder adoram mostrar isso e abusar dessa posição. Só espero que, um dia, isso mude e que todas as pessoas tenham oportunidade para falar e serem ouvidos, tendo sim que acatar ordens mas que possam ir contra as mesmas caso não concordem em cumpri-las.

Nenhum comentário: