30.4.03

Violência revisitada
Acabei de ler Rota 66, do Caco Barcellos. É um livro que te leva do começo ao fim em poucas horas, pela forma como são descritos os abusos cometidos pelo grupo de matadores da PM de São Paulo. Trata-se de uma denúncia do jornalista sobre um grupo de PMs que faz da arma ferramenta para promover a morte de, geralmente, inocentes. A leitura vale muito a pena, para que se saiba, se denuncie e não se deixe impune a ação desses bandidos. Além disso, é uma excelente reportagem, feita por um dos mais experientes repórter de Policial que o Brasil tem hoje -e que, lamentavelmente, cobre Internacional em Londres.

Ontem voltei tarde para casa e estava sem o meu carro. Era o rodízio do carro-de-fuga (como eu chamo minha caranga!) e acabei usando o do meu pai. Fato é que eu deixei o dele na garagem e o meu na rua. E perguntei ao porteiro se era perigoso... Ele disse que não, e contou que soube da existência de um mecanismo por meio do qual a polícia recebe propinas para proteger determinados bairros, edifícios, lojas etc. "A polícia passa direto aqui à noite", contou, sugerindo que "alguém" no bairro paga pela ronda. E disse também que o policial que recentemente se suicidou diante das câmeras o fez porque era um desses "protetores" subornados...

Uma das mais incríveis experiências da minha vida
Do meu diário Ani be Israel (eu em Israel), um ano atrás: "30/4/02, 0h22... Estou na cidade de Beitar Illit [na realidade é um assentamento judaico próximo de Jerusalém]. Passei aqui uma das mais incríveis experiências da minha vida: Lag BaOmer entre ortodoxos. Foi minha primeira visita à casa da família do Nahum Sirotsky, que dias antes tinha me recebido em seu apartamento de Ramat Aviv, no norte de Tel Aviv. Lembro-me que fui cheio de medos de como seria recebido, e voltei todo feliz pela vivência que tive. E também dos cinco netos do Nahum, crianças lindas entre 8 e 13 anos, que me ajudavam com o hebraico... Voltaria ali algumas vezes, em shabatot e outras ocasiões.

Maio...
E mais um mês vai chegando ao fim.

Nenhum comentário: