16.9.04

O rito do ano novo
Existem muitas diferencas entre as comemoracoes de ano novo na Diaspora e aqui em Israel. Mas a mais gritante delas eh que aqui sente-se mais forte o feriado. Na verdade, Rosh Hashana em Israel eh todo um rito.

Como bom israelense, sai atrasado de casa. Isso, num dia de chag, de feriado, pode representar a diferenca entre estar com a familia ou passar sozinho. Conforme vai escurecendo, as coisas, todas as coisas, vao fechando e parando de funcionar.

No onibus as pessoas usavam seus telefones celulares (todo bom israelense tem um, e eu nao sou excecao!) para desejar shana tova, um bom ano, a quem tinha esquecido de ligar, mandar SMS ou algum email. Eu fiz pelo menos 20 ligacoes...!

Dia de chag eh dia de transito em Israel. A viagem de hora e meia entre Jerusalem e Haifa, levou quase tres. Quando cheguei na cidade portuaria, no norte do pais, ja era tarde para tomar outro onibus - eles ja tinham parado de circular.

Mas existe o tal "espirito de fim de ano" e o motorista de um monit sherut, especie de van que funciona como taxi coletivo, resolveu levar os dez passageiros que cabiam no carro dele de porta em porta. Caro? Nao! Saiu por R$ 9 para cada um.

Ufa! Quase noite (o que marca o inicio dos feriados judaicos), cheguei na casa da minha familia, em Kiriat Haim, pertinho de Haifa. A partir dai, o rito familiar de Rosh Hashana: comida, fofocas, comida... E eu conheci gente que nem sabia que existia!

Shana Tova a todos. Shnat ahava ao meu amor.

Nenhum comentário: