19.8.04

O judaismo de cada um
Uma coisa muito comum de encontrar em um mercaz klita como o em que eu estou vivendo eh uma variedade enorme de "judaismos". Claro! Sao pessoas vindas de todos os cantos do mundo, como eu ja contei, com bagagens culturais e religiosas diferentes.

Isso acaba gerando alguns "estresses"... Tem gente que nao estah nem ai pra respeitar o shabat, por exemplo. Outros rezam todos os dias, se reunem para as tres rezas do dia. Alguns sao sionistas, outros estao aqui por razoes outras. Uns amam Israel incondicionalmente, outros menos. Uns tem posicao neutra com relacao ao conflito, outros sao fundamentalistas...

No final das contas, o que rola aqui eh o que rola no pais inteiro. Israel eh uma mistura de varios judaismos, de varias crencas, de muitas religioes dentro de uma so. E eh fato, ainda, que eh uma mistura de muitas outras religioes onde isso tambem rola... Pode ser que eu soe poeta demais. Mas acho que eh isso que faz de Israel o colorido arco-iris que eh.

Nenhum comentário: