18.8.04

Jogos olimpicos
Fiquei chocado com a noticia do lutador de judo que reivindicou da disputa com um atleta israelense, dia desses. Tao chocado que nem me animei a escrever a respeito antes, mas eh dificil entender e ficar calado. Para quem nao sabe do que estou falando, um breve resumo: nas Olimpiadas de Atenas, que estao rolando, um iraniano se negou a lutar contra um israelense.

O que mais me assustou foi ler que "eh politica do Comite Olimpico Iraniano nao disputar qualquer esporte contra atletas do 'Estado sionista'". Fiquei em choque, mesmo. Especialmente porque alguns dias antes, na sexta-feira, vi com comocao a abertura dos jogos, quando as delegacoes desfilaram orgulhosas suas cores e bandeiras nacionais.

Quem estava aqui no ulpan pode ver o orgulho, estampado de maneira especial no rosto de cada um, ao ver a delegacao de seus paises entrando e sendo anunciada no ininteligivel grego. Os americanos, mais nacionalistas, ficam de pe para ouvir o hino. Os brasileiros fazemos festa com o verde-e-amarelo. Uns mais timidos, outros menos, todos se orgulham com os atletas do pais distante.

E o espirito esportivo, esse espirito que parece ser apenas teorico, foi enterrado com a atitude do iraniano. Eh sabido que o Ira nao tem em Israel seus melhores amigos. Mas nunca pensei que o extremismo deles pudesse chegar ao esporte. E a coisa eh oficial, o atleta recebeu 115 mil dolares por ter desistido da disputa.

Que infelizes sao os que vivem em ditaduras, que nao tem escolhas, que sequer podem optar por competir, depois de tanto treino e dedicacao apenas por imposicoes politicas de um governo fundamentalista...

E eu estou chocado, a poesia que me tinha de regresso falta nessas horas.

Nenhum comentário: