7.8.04

O amor no ponto de vista ortodoxo
O Shabat passa muito devagar e de forma muito entediante quando nao sabemos aproveita-lo bem. No ultimo Shabat, ontem, aproveitei bem cada minuto. Pela primeira vez desde que entrei no ulpan, em meados de julho, passei o fim de semana fora daqui! E amei. Fui para Beitar Illit, assentamento judaico na Cisjordania, distante nada mais que 15 minutos de carro do bairro onde moro, Baka.

La, entre rezas, respeito integral ao dia de descanso, barbas compridas e gente vestida de preto dos pes a cabeca, conversei muito sobre o amor. Nao apenas sobre o amor sob a nossa concepcao, mas sobre o amor do ponto de vista ortodoxo. Nao concordo com a maioria do que se diz e se pensa naquele mundo que parece tao diferente e distante do meu. Mas admiro a seguranca e a felicidade que sentem quando defendem suas posicoes.

E um conceito me encantou. O de que o numero de almas judias no mundo eh infinitamente menor que o numero de pessoas, de forma que cada alma esteja dividida entre muitas pessoas. Parece conversa de louco! Mas o conceito romantico de metade da laranja passa a ter sentido nessa interpretacao. Nao apenas o conceito romantico, claro, mas o conceito de que dividimos a alma, a neshama, com as pessoas que nos rodeiam e que nos sao importantes.

Ficou a pergunta, e as respostas que eu ouvi nao me convenceram, de como eh que detectamos se aquele individuo, aquela garota, aquele amigo, aquele parente etc sao parte da nossa alma. Talvez apenas sentindo, como me disseram. Mas eu queria algo menos filosofico e romantico e algo mais concreto...

Ha quem deteste a ideia de fazer o que eu fiz: abdicar dos confortos da vida moderna para passar o fim de semana entre ortodoxos. Eu nao me incomodo. Todo o contrario! Quando estou entre eles, na sinagoga, numa sala cheia de livros ou na rua tranquila, silenciosa, os temas ligados ao judaismo nascem. Eh a oportunidade de tirar as duvidas que tenho. E as duvidas nao sao poucas...

Passei um fim de semana otimo. E amanha (daqui a pouco, porque estou insone das 5 e meia da manha...) a vida volta ao normal. Estah bem! Assim tem que ser. O Shabat e o descanso que ele representa e que pede sao profundamente necessarios. Mas tambem eh necessaria a volta ao ciclo...

Shavua Tov, boa semana.

Foto
Antes que eu me esqueca, tem uma foto nova no blog-flog , de quando fomos, argentinos e brasileiros, comer em uma pizzaria uruguaia. Em breve, mais fotos por la. Prometo, demora, mas acabo cumprindo!

Nenhum comentário: