11.1.04

Sobre Jerusalem e sobre magica
Tenho ainda muitas das duvidas do post anterior. Mas tirei uma duvida que tinha: sobre a magica que eh estar em Jerusalem. Resolvi ficar por aqui mesmo depois que voltei de Beitar Illit. Fui comer uma shwarma, passear pela cidade, ver os yerushalmis (deve ser assim...!) e sentir o ar da cidade.

Mas eu nao tinha onde ficar, e isso eh sempre um problema. Entao resolvi, antes de mais nada, dar um pulo no Kotel, o Muro Ocidental, Western Wall... Uma vez, passeando pela cidade velha, fui abordado por ortodoxos que me ofereceram um lugar de graca pra ficar. Mas naquela ocasiao eu nao precisava... De repente, teria a mesma sorte.

Nao foi assim, eh verdade... Mas saindo do Kotel eu andei pelo bairro judeu e de repente ouvi musica. Muita musica, e pelo burburinho imaginei que havia muita gente. Nao me enganei e cheguei ate o Cardo, o que sobrou de uma rua que foi principal na epoca dos romanos. Cheguei no final de uma apresentacao musical. As pessoas estavam comendo pizza e recolhendo os instrumentos.

De repente, quinze ou vinte caras sairam andando e eu resolvi segui-los. Entrei em uma yeshiva, onde uns quarenta, 50 outros rapazes estudavam. Perguntei a um deles em ingles se seria possivel dormir por ali. Rapidamente ele falou com outro cara que, munido de um celular, resolveu tudo!

E a magica de Jerusalem funcionou: estou agora, quase meia-noite de segunda-feira, em uma espécie de albergue para rapazes judeus, hospedado de graca, e amanha vou acordar a metros do Kotel, para onde vou, claro, logo que acordar! Foi assim, simplesmente: ouvi musica, segui a musica, segui a multidao e fui recebido como se me conhecessem ha anos...!

Eh ou nao eh magica, afinal!?

Nenhum comentário: