15.1.04

Porta-voz
Estive ontem com um soldado israelense que trabalha no escritório do porta-voz do Exército. Preciso dizer que ele tem apenas 20 anos e tem na tzahal (o Exército israelense) posição séria e de autonomia. Tivemos um longo papo e a história dele é um tanto incomum e interessante: norte-americano da Califórnia, fez aliah e tem um perfil baixo para o Exército, porque teve na infância doença de intestino. Conclusão: não poderia ser aceito. Mas como queria, foi como voluntário mesmo -para dois anos. E lá está, numa posição que muitos (eu inclusive) querem!

ERRATA
O Michel esteve comigo e com o soldado! Faltou registrar... Na verdade a idéia de convidar o cara pra bater papo foi dele! Atendendo a pedidos e corrigindo a derrapada, eis a errata! Quem viu a foto já sabia!

Mudança de tempo
Faz calor em Israel, em pleno inverno! É verdade que não é o calor ao qual eu me acostumei vivendo aqui, no verão de quase 50 graus... Mas faz sol lá fora, ontem eu saí sem blusa e... bom, Israel tem outra cara com bom tempo!

Tem uma coisa que só se entende em Israel, a propósito: o conceito de degradê! No finzinhoi do dia, quando se caminha na rua com tempo bom como o de hoje, pode-se ver uma escala de tons de azul no céu, do mais claro perto do horizonte até o mais próximo do preto, no alto. Algo lindo, lindo.

Pequenos prazeres -série gastronomia
"Tzabar" é a marca do melhor humus que eu já comi em Israel. É vendido em supermercados e a etiqueta diz assim: "raq humus" (apenas humus). Existem diversas apresentações, mas o humus puro é o melhor. Tzabar é também o nome de uma fruta e como se chamam os israelenses: como a tal fruta, eles são espinhosos por fora e doces por dentro!

Nenhum comentário: