22.5.03

Servir e proteger?
Uma dessas me apontaram na cabeça...Dizem que ela existe pra ajudar/ Dizem que ela existe pra proteger/ Eu sei que ela pode te parar/ Eu sei que ela pode te prender/ Polícia para quem precisa/ Polícia para quem precisa de polícia (Titãs, Polícia)

Hoje eu fui vítima da violência e da falta de preparo da polícia brasileira, coisas que eu tanto e tão insistentemente critico [aqui, aqui, aqui, aqui e aqui].

Estava tomando um suco perto da faculdade à noite quando de repente uma movimentação chamou a atenção. Era uma batida policial. Tinham bloqueado a rua aparentemente por causa de meia dúzia de pessoas -que acabaram sendo liberadas. Eu fiquei curioso e fui perguntar o que estava acontecendo, porque um policial com jeito truculento estava com uma arma enorme na mão, apontando para todo lado sem um pingo de responsabilidade.

Nunca, em nenhuma hipótese,
aponte qualquer arma, carregada
ou descarregada, para qualquer
pessoa ou coisa que você não
deseje atingir ou destruir

(Dica do site da Taurus)

O que aconteceu é que esse mesmo cara veio pra cima de mim com a arma apontada pra minha cabeça, berrou comigo como se eu fosse um criminoso e me revistou, me fez colocar as mãos na cabeça na frente de todo mundo... Eu penso que se a polícia serve para proteger (não era pra isso, mesmo?), esse tipo de policial não serve pra polícia.

Enfim, é para isso que está à disposição da população a Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo. Já fiz a minha denúncia e aconselho a todo cidadão que faça o mesmo, se passar pelo que eu passei ou por qualquer coisa parecida. O número para ligações e denúncias anônimas é 0800 15 63 15.

Nenhum comentário: