13.11.02

Sionismo?
Um amigo me perguntou porque eu sinto que Israel é meu país. Não é uma coisa fácil de explicar. Disse a ele que, talvez depois de voltar de lá, ele devesse me fazer essa pergunta de novo. É preciso sentir o que é Israel. É preciso estar lá e chorar de emoção diante de um monte de pedras, ver religiosos que abrem os braços pra te receber, estar nos locais onde a história do povo judeu se desenvolveu, falar, ler e escutar hebraico.

Isso, no lado sionista da coisa. Outro lado -que por mais sionistas que sejamos não podemos esquecer- é o das comparações inevitáveis. Em Israel é possível atravessar a rua em tranqüilidade. Ou passear à noite pela praia de Tel Aviv em paz. Ou ainda conhecer Jerusalém com câmeras e cara de turista sem medo... Ou confiar na polícia. Ou ver ruas limpas. Ou estradas perfeitas... Ou...

Clique e ajude
Já que estou inspirado e escrevendo um montão hoje, acho que vale a pena deixar um recado pra quem quer ajudar idosos, deficientes visuais e físicos, apostar na educação e nas crianças, colaborar no combate à fome e ao câncer e na preservação do meio-ambiente: ClickAjuda. Fácil como clicar. É um link que vai estar na minha relação de links quando eu tiver uma... Entre todos os dias!

Nenhum comentário: