30.10.05

Desarmamento ou educacao?
Rabisquei um outro texto no Mondo, de ultima hora, sobre assunto do dia a dia no Brasil, com um olhar israelense. Espero que gostem. Ou que odeiem! Mas que comentem!

27.10.05

No ar
Esta no ar materia minha sobre a retaliacao de Israel ao atentado terrorista de ontem.

26.10.05

Os calos de cada um
Veja voce que coisa... Sai atrasado pro trabalho e tive que tomar um taxi. Vim calado. Comentei com o motorista do atentado, ele disse que nem sabia. Entao me calei. E ai, no caminho, um outro taxista fechou o carro onde eu estava, o cara brigou, deu farol alto e tal. Quis dizer, mas fiquei so pensando que se fosse la no meu pais, ele poderia ter tomado um tiro na cara, por uma razao besta como essa.

E ai fiquei pensando que cada um tem seus calos. Confesso que pensei em sair daqui por um tempo. Pra espairecer ou pra fazer algo que marque, ser volunatrio na Africa ou estudar na Europa, sei la. E ai comecei a elencar os possiveis destinos. Pensa comigo: EUA? Nao, terrorismo, furacao. Espanha? Nao, terrorismo, Al Qaeda, ETA. Inglaterra? Nao, terrorismo, Al Qaeda, IRA. Sudeste asiatico? Nao, tsunami. Brasil, America do Sul? Nao, violencia. Mexico? Nao, furacao. Africa? Nao, aids. China? Nao, bird flu.

Acho que vou ficar com os calos daqui, mesmo. Pelo menos cheguei no trabalho, e o motorista do taxi continua vivo...
De novo
Desculpe. Fico semanas sem dar noticias, e quando venho, trago mas noticias. Tenho das boas, tambem, mas cansei de ser controlado pelo blog. Mesmo. E isso nao eh pra voce, nao, ta? Eh... clali, geral. Estou meio de saco cheio, acho que precisando de um daqueles negocios que os boxeadores usam pra treinar. Preciso descarregar tensoes.

Tensao porque passei tres horas, hoje, entre a noticia da explosao e ate conseguir falar com o meu pai, sem saber se - chas ve shalom - ele era um dos quatro mortos ou um dos 16 feridos em Hedera. Porque ele mora bem perto. E porque o telefone dele nao funcionou, durante essas tres horas. Tensao mesmo. Alivio quando falei com ele, ouvi a voz do meu irmao felizmente ignorante da situacao. Todos bem.

Mas o terrorismo voltou. De novo, aquela sensacao de merda. Vai passar...

PS.: sei que estou devendo noticias. Estou pensando muito no que escrever (talvez devesse pensar menos e escrever mais, ne?). Muita coisa na cabeca, muitas indefinicoes. Saudade da epoca em que eu tinha saco pra atualizar o blog todo dia. Nao lembra? Consulta o arquivo. Eu prefiro nao fazer isso, vou desabar a chorar do jeito que estou hoje. Que merda.

9.10.05

Mundo louco de gente insana
A noticia veio pela minha amiga libanesa, orgulho que tenho (por ser amigo de alguem que sabe, como eu, que politica e dia a dia nao precisam necessariamente se misturar sempre). Ela me contou dos 18 mil mortos (o numero era de 18 mil, ja saltou pra 25 mil ou 30 mil, de acordo com a fonte) no terremoto no Paquistao. Terrivel. Nao consigo imaginar 18 mil pessoas, 30 mil pessoas, nao sei que multidao eh essa. Muita gente. Todos mortos.

E, quando eu recuperei a internet, so aqui no trabalho - porque meu computador resolveu sair de ferias sem aviso previo - fui ler ca e la coisas sobre a tragedia. A Folha fala em 30 mil mortos e diz que existe a possibilidade de que o esconderijo do Bin Laden tenha sido atingido. Duvido. Se foi, ele nao devia estar dentro.

E eh como outro amigo meu, norte e sul americano, disse: tem muita gente ruim naquele pais, mas duvido que entre os mortos nao houvesse gente boa. Maniqueismos a parte, claro que havia. Mas ha ainda os que recusaram a ajuda de Israel, que tem especialistas para lidar com terremotos e com o aftermath.

Pena. Copiaram o Ira na cagada. E enquanto isso, quem sabe quanta gente mais vai morrer, soterrada e por causa do atraso no socorro, que nunca pode ser ser suficiente quando o numero de feridos eh estimado em 40 mil pessoas, quem sabe mais...

Mundo louco de gente insana.

Por aqui, tudo na mesma. Sumido por tanta burocracia e pequenas coisinhas do dia a dia que eu tenho que resolver pra viver: o Exercito, o trabalho, papeis, conta no banco, o hebraico...

Mas tem os amigos que nao sao so amigos... Gente foda, no melhor sentido da palavra. Amigos pra toda hora - pro jantar de shabat com pao queimado e pro colo quando a carencia bate! E com eles vou passar Yom Kipur, jejuar na quarta-feira...

Tempo de repensar as merdas do ano. Tempo de corrigi-las. Ainda da tempo.

Gmar Chatima Tova.

26.9.05

Retomada da zona
Voltou a pegar fogo a situação aqui no Oriente Médio, tanto no cenário político, como no militar. O Likud volta hoje à noite o destino do primeiro-ministro Ariel Sharon - querem antecipar as primárias do partido, uma demonstração da desconfiança do Likud com relação ao líder Sharon. Com os palestinos, depois de 40 foguetes lançados a partir da Faixa de Gaza, Israel resolveu retaliar. Está aberta mais uma onda de violência... E eu contei tudo isso hoje da RFI.

22.9.05

Comentarios de volta!
O sistema de comentarios do blog andou fora do ar (e, acho que por isso, ninguem comentou nos ultimos dois posts - espero que tenha sido por isso!). Mas ja estah de volta, testem!!

Shabat Shalom e... Tel Aviv, ai vou eu!

16.9.05

Manhã de sexta no Muro
Tem coisas que deixamos de fazer ao assumir rotinas. Quando turista, sempre que vinha pra Jerusalém ia antes de qualquer outro lugar para o Kotel, o Muro das Lamentações. Rezar. Pensar na vida. Fotografar. Reparar nas pessoas diferentes que passam. Ia sempre. Duas vezes no mesmo dia, até. E voltava no dia seguinte, apenas para ter estado.

Agora tenho uma vida em Jerusalém. Ônibus, horários, trabalho, agenda cheia, compromissos, contas para pagar. A Cidade Velha ficou deixada de lado, para quando não sobra coisa pra fazer. Virou um pedaço do panorama da cidade, ali no horizonte. Quase esquecido, não fosse sua imponência, com as muralhas de mil anos. O Kotel, lá dentro, lugar para ser visitado em ocasiões especiais, que nunca acontecem.

Pois hoje saí do trabalho - viva as sextas-feiras - e caminhei um bom trecho até a entrada da Cidade Velha. Esperei chegar uma amiga francesa religiosa, e tive tempo de fazer o que mais gosto aqui: observar, observar. Depois, caminhamos pelas ruelas que conheceram personagens importantes até o Kotel. Era bem cedo, as pessoas se reuniam ainda para a reza matinal - até perguntaram se eu queria tomar parte, mas recusei.

E lá no Muro, tefilin enrolado no braço e sobre a cabeça, rezando com a testa encostada na parede mais sagrada do judaísmo, reparei em um pai que trazia uma criança de colo. Ele não falou nada. Apenas se aproximou do Kotel. O bebê, chupeta na boca, estendeu o braço curto e com a mão tocou a pedra. Arrepiante. Saí satisfeito, fez meu dia. E fiquei esperando a minha amiga beata, bem mais observante que eu, ali, entregue à fé.

Enquanto espero
Escrevo uns versos
Depois rasgo
(AC)

Shabat Shalom.

9.9.05

A emoção da cidade que eu amo
Sexta-feira, aquela rotina de sempre: sair do trabalho às seis da manhã, caminhar até o shuk (mercado livre), passear por lá sentindo os cheiros, ouvindo os gritos em hebraico, provando os gostos. Depois, caminhar um pouco pela cidade, a cidade que eu escolhi, entre tantas outras menos perigosas e menos confusas, para morar. E voltar para casa, para descansar no único dia que eu posso fazer isso à noite, sem horário para acordar na manhã seguinte.

Mas hoje fugi da rotina. Meu pai e meu irmão estão aqui e fomos passear na linha 99, o ônibus turístico de dois andares que passa pelos principais pontos da cidade. Não bastasse a beleza de Jerusalém, as pedras brancas todas iguais que transpiram história, os locais cheios de emoção e significado, também as músicas no ônibus ajudam a emocionar. Arrancaram algumas lágrimas de emoção, sim.

Foi quando eu parei pra pensar que - porra! - estou aqui no meio disso que é o realizar do meu sonho! Estou nessa vida louca, tão louca que sobra pouco tempo para pensar. E lá no segundo andar do ônibus vermelho, ouvindo as músicas que cantam os encantos de Jerusalém, senti uma emoção forte, um nó na garganta, uma lágrima atrás da outra escapando do meu olhar emocionado.

É a emoção da cidade que eu amo - e que tinha esquecido que amo.

Shabat Shalom.

7.9.05

M473M471C0

4S V3235 3U 4C0RD0
M310 M473M471C0.
D31X0 70D4 4 4857R4Ç40 N47UR4L D3 L4D0
3 M3 P0NH0 4 P3N54R 3M NUM3R05,
C0M0 53 F0553 UM4 P35504 R4C10N4L.
540 5373 D1550, N0V3 D4QU1L0...
QU1N23 PR45 0NZ3...
7R323N705 6R4M45 D3 PR35UNT0...
M45 L060 C410 N4 R34L
3 C0M3Ç0 4 F423R V3R505
H1NDU-4R481C05
Meu Brasil brasileiro
Sete de setembro, dia do meu Brasil brasileiro, dia de decisao importante, dia de pensar no Brasil (na familia e nos amigos, na comida, na musica, no clima maluco, no boteco da esquina, no pao na chapa com cortado, no pao de queijo, no pastel com caldo de cana, nos cheiros, no verde imenso, no portugues, na simpatia e hospitalidade...) e de parar de so pensar no Brasil. E dia de fechar a boca, porque sou desses que falam demais!

Aqui no Oriente Medio o dia vai so comecando, estou acabando um dia de trabalho e daqui a pouco saio para caminhar por Jerusalem, comer rolinhos de chocolate no shuk, tomar suco de cenoura com laranja feito na hora, cortar o cabelo conversando sobre politica, pegar onibus sem assaltos, ouvir conselho de quem nao conheco, pronunciar palavras arranhando a garganta, ver as manchetes dos jornais, pensar no caminho da paz, ler os cartazes politizados, falar e rir com amigos de todo o mundo e de todo o Brasil...

E' duro estar dividido.

5.9.05

Babaca
De repente, passeando pelo Orkut, topo com esse babaca, que COPIOU o meu perfil! Fala sério! Meus amigos dizem que o cara só está tentando ser como eu, mas eu ainda acho que é falta de imaginação e do que fazer! Deixem comentários lá pra ele, quem sabe ele não muda o perfil!

4.9.05

Estréia
Meses atrasado, resolvi arriscar meu primeiro texto no delicioso Mondo Redondo, por onde vale a pena passear por horas entre as colaborações de gente tão diferente e tão parecida. Resolvi escrever sobre o que vejo aqui - mais do que conto no blog, porque no blog é tudo pessoal demais. E espero escrever por lá a cada duas semanas, sempre aos domingos. Acompanhem e preparem os tomates!

3.9.05

Não vou me molhar
Agora chorar que é bom
Chorar que eu quero ver...
Vai começar a chover.
Só eu tenho o guarda-chuva,
Adivinha quem vai se molhar...
Quem vai se molhar é você!
Também pode chorar que eu não volto atrás,
Pois no meu guarda-chuva não te levo mais

(Funk como le gusta, Meu guarda-chuva)

Depois que vi metade de Bossa Nova hoje na TV daqui, com tomadas lindas do Rio de Janeiro, música do Tom Jobim e português, deu mais saudade do Brasil. Falta um ano para aparecer por aí!