7.8.03

Campanha
"Tzedek", em hebraico, significa "justiça". Por isso a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) lançou nesta semana a campanha Judaísmo faz bem -e faz o bem.

Em um esforço conjunto e voluntário, a agência Giovanni, FCB concebeu a campanha, que vai passar a circular na grande imprensa a partir dos próximos dias. Vale dizer que os veículos também não cobraram pela inserção dos anúncios.

O fotógrafo Bob Wolfenson clicou -também voluntariamente- os cinco famosos que ilustram a campanha: o apresentador Luciano Huck, com um shofar; a VJ da MTV Didi Wagner, com uma magen David; a jornalista Joyce Pascowitch, com um sidur; o estilista Tufi Duek, com um talit; e a restauranter Mary Nigri, com uma keará de Pessach (veja as fotos aqui).

A idéia é angariar fundos para que a Fisesp possa ajudar as diversas entidades assistenciais da comunidade judaica paulista. Segundo o presidente da Federação, Jayme Blay, "as doações vão colaborar para que milhares de pessoas tenham escolas, creches, tratamento médico e assistência social por meio das entidades mantidas pela comunidade”.

Paralelamente à veiculação da campanha na mídia haverá um evento, no dia 24 de agosto, batizado de "Dia da Tzedaká", com a proposta de sensibilizar a comunidade judaica a fazer doações para a Fisesp. Haverá um grande espetáculo na Hebraica, com o nome de "Identidade Judaica", com apresentações de dança e música judaica e a participação de crianças, jovens, adultos e idosos.

De acordo com o diretor de comunicação e marketing da Fisesp, David Diesendruck, "a justiça social é um valor básico do judaísmo. Distribuição de renda não é benemerência, nem filantropia, mas sim justiça".

Kol Hakavod! Parabéns! O 23ª idade... também embarca nessa!
Despedida
Morreu Roberto Marinho. Eu, como pupilo de um pupilo dele, publico aqui as palavras de Nahum Sirotsky sobre Marinho. Nahum, que está em Israel, expressa em suas palavras o meu sentimento: essa saudade de uma época que eu não vivi no jornalismo.
Isolado
Maldito rodízio... Acordei um pouco atrasado e já não podia sair de casa (ou eu ia acabar ganhando uma multa...). Agora só às 10h.

Preciso me acostumar com meus novos horários!

E chove na terra da garoa...

6.8.03

Tio, tem um trocado?
Da série "vamos fazer um país melhor"
O que você sente quando um mendigo vem te pedir dinheiro no trânsito? Você dá dinheiro? Eu me sinto muito mal. Às vezes, por medo mesmo, nem abro o vidro, e deixo a pessoa falando lá atrás, enquanto balanço a cabeça dizendo que não tenho nada...

Nunca dou dinheiro (muitas vezes porque não tenho e normalmente porque de verdade não sou favorável a isso -prefiro, se eu tiver, dar alguma comida, por exemplo). Mas sinto que sou parte responsável por essa sociedade tão injusta e desequilibrada chamada Brasil.

O fato de eu não dar dinheiro em farol, contudo, não quer dizer que eu esteja me isolando do mundo que fica do lado de fora da janela do meu carro. Na verdade, além da porção de trabalhos voluntários que eu faço ou fiz (como no Ten Yad, servindo refeições para pessoas muito pobres aos domingos), ainda colaboro com algumas iniciativas como ClickAjuda e AjudaBrasil. É a minha forma de tentar fazer alguma coisa para mudar o Brasil.

Cada um tem que fazer a sua parte.
E você!? Que parte está fazendo?
Dois segundos
'Pedestrian Crossing', de Susan D. WhiteA música parou naquele instante. De repente, eu poderia ter me tornado assassino de uma adolescente. Não teria culpa, mas como ia carregar isso? Ela se jogou diante do meu carro, que parado já não é leve e a 80 quilômetros horários também não deve ser...

Ela surgiu do meio do nada, de camiseta cor-de-laranja, cabelo comprido. Foi o que deu pra ver. De repente, o susto, a fuga dela, assustada, a minha reação, uma freada e a batida -tinha jogado meu carro contra a calçada para desviar dela.

Parei, desci do carro. A música voltou a tocar. Ela tinha sumido. As pessoas ao redor, menos atônitas que eu, estavam igualmente inconformadas e me diziam isso. Me mostraram que eu não teria tido culpa. Mas elas não viram o que eu vi, ali de dentro do carro. E se eu tivesse piscado naquele instante...?

Merda. Pelo susto, pela irresponsabilidade da garota, pela batida, pela roda que ficou amassada. E pela possibilidade que temos, vivendo em uma cidade como São Paulo, de virar assassinos ou um corpo no chão. Merda.

Pedestre!
Atravesse na faixa.
Ela está ali para você!

5.8.03

Arrepiado
Baixei outro dia, num link de um blog, um vídeo da DM9. Hoje, só, fui ver. É enorme, tem sete minutos, 92 Mb... Eu estou arrepiado. Foda é que não me lembro de onde tirei essa preciosidade. Então, para quem quiser se arrepiar também, vou deixar o arquivo zipado durante um tempinho nesse link, depois tiro. Demora pra baixar. Mas vale a pena cada segundo esperado, acreditem.

[Bah... Não tenho espaço suficiente (pudera!)... Se alguém souber de qual vídeo eu estou falando e por acaso encontrar o link de onde ele saiu, é favor avisar! Eu vou continuar procurando... Mas quem vier em casa poderá ver, e se arrepiar...]

Não se preocupe com o futuro. Ou se preocupe, se quiser, mas saiba que a preocupação é tão eficaz quanto tentar resolver uma equação de álgebra mascando chiclete. É quase certo que os problemas que realmente têm importância em sua vida são aqueles que nunca passaram por sua mente, tipo aqueles que tomam conta de você às 4 da tarde em alguma terça-feira ociosa.
Detalhes
Insônia é uma merda. Mas de repente o dia pode começar bem, com detalhes como a gentileza desinteressada de uma colega ou a cena de crianças pré-escolares atravessando uma rua segurando uma na camiseta da que vai na frente...

Bom dia!
5h33
Insônia é foda.
De volta...
Eu sumi, mas não morri. Ao contrário... Estou bem vivo! E contente: consegui meu visto para os EUA e... acho que fui bem na prova do Estadão, se considerarmos que a prova não estava lá muito fácil mesmo (fiz 30 pontos em 50, fora o texto jornalístico...). Dia 17 tem resultado.

Sobre Cócegas, odiei! Não sei se eu não curti porque estava entre a meia-decepção pela prova (eu ainda achava que era uma meia-decepção, depois me convenci de que não) e a ansiedade pelo visto no dia seguinte... Fato é que, se a peça continuasse em Sampa, eu não recomendaria. Assim como não recomendo para quem está nas cidades por onde ela vai passar.

O Consulado dos EUA me concedeu o visto, sim, mas eu amarguei longas horas lá hoje... Entrei na primeira de cinco filas às 8h da manhã e não tinha saído da Padre João Manoel até 16h30. E o passaporte ainda demora entre dois e três dias para chegar, carimbado. Até lá não saberei de quanto tempo é o visto -apenas que é de turismo e negócios. E que para isso, precisei gastar US$ 160, R$ 45 e uma longa espera. Valeu a pena. Vai valer.

Tive hoje em São Paulo uma visita ilustre: meu amigo Ítalo, de São Luis, está trocando a tranqüilidade do Nordeste pelo caos do Rio de Janeiro e hoje estava de passagem por outro caos -o de Sampa, onde me encontrou, me presenteou com uma cópia da monografia dele sobre Tribunal Penal Internacional (com dedicatória a mim e à minha família!), onde fumamos narguila e onde tiramos uma foto, que já está no álbum!

De sábado eu não contei, também. Estive pra lá de Atibaia, em um sítio pra lá de longe, com um pessoal pra lá de divertido. Fui, entre outras coisas, para falar a eles sobre hasbará (esclarecimento sobre o conflito no Oriente Médio). É um grupo universitário da comunidade de Campinas. Pretendo visitá-los (e visitar a minha irmã, que mora lá!) no fim-de-semana dos pais, com o meu!

Estou cheio de trabalho, tenho duas viagens pela frente para planejar (uma dentro de duas semanas...) e amanhã tenho que voltar às aulas... Nem sei por onde começar. Acho que ir dormir seria um bom começo, às quinze pras quatro da manhã...

3.8.03

Aí vou eu
Daqui a pouco começa a prova do Estadão. Já olhei no guia como chegar lá (a prova, ainda bem não vai ser na Marginal...!), preparei meu "kit vestibulando" (lápis, caneta etc...! Que nostalgia!), não dormi nada (insônia é foda!), estou pronto há um tempão e agora vou tentar tomar café-da-manhã!! Como disse o Michel (valeu, Mi!!), hoje começa meu processo de transformação. Estou me preparando para virar o mais novo foca do pedaço!

Aí vou eu, então... Depois quero as minhas sardinhas!

Antes, uma frase: "Paradoxalmente, a capacidade de estar a sós é a condição para a capacidade de amar" (Erich Fromm, copiado da Nessa)
Frio na barriga
Sou apenas uma gastrite gigante, à espera da prova que farei hoje, dentro de algumas horas. Depois conto do meu excelente sábado... Agora preciso dormir!

Cruzem os dedos por mim!

2.8.03

Meu próximo carro
(Da série "sonhar não custa nada")
Outro dia fiz um test drive do Peugeot 206, o carro que eu gostaria de poder dizer que é o meu próximo... Mesmo o mais em conta (21 mil e quinhentos reais) ainda está muito longe das minhas possibilidades.

Mas, como sonhar não custa nada, ainda, fiz o test drive, me diverti com as 16 válvulas no motor de um litro do carrinho... Além de ter um design maravilhoso, o 206 é uma delícia de se dirigir. Já escolhi a cor, inclusive: azul. Mas tudo porque sonhar não custa nada!

E porque sonhar não custa nada, eu ainda dei uma bela xavecada na versão coupé cabriolet do 206, conversível, com capota rígida, todo lindo e estiloso... Mas esse não sai por menos de 65 mil verdinhas (das reais!).

Mais sobre o 206 aqui.
Acrônimo
(Da série "As melhores frases postadas ")
Sinto, amigo. Teu idolatrado sobrinho foi à zona e morreu.
(A partir de "satisfazem", por Alexandre)

Ou...

Sabiam uma poesia. E recitaram maravilhosamente. E rapidamente conseguiram angariar dinheiro: oitocentos 'shekels'.
(A partir de "supermercados", por mim!)

Ou ainda...

O filho traquinas, abatido, levava maconha, ópio, LSD, outros gêneros ilícitos. "Sou traficante", afirmou sorrindo.
(A partir de "oftamologistas", por Michel)

E você, não vai jogar?!

1.8.03

Sof col sof(*)
Finalmente! Estou matriculado na Metodista! De novo fiz esquema de louco, porque quero muito me formar logo ("logo", nesse caso, significa dentro de um ano).

Bom, serão nada menos que 13 matérias, em ritmo frenético e (o melhor) com um período livre, o noturno. Isso vai me permitir continuar trabalhando como frila (porque a maioria das pautas que eu cubro é à noite!) e me dedicar às atividades voluntárias e profissionais com as quais me envolvi durante o mês de julho...

Estou contente... Só tenho uma má notícia (para os meus colegas do semestre passado): não vou fazer nenhuma matéria com vocês, de novo. Apenas com a turma que agora está no 5º semestre... Pena. Mas vou visitá-los, é claro!

(*) "sof col sof" significa "finalmente" em hebraico

Volare, ô, ô...
(OU: a arte da embromação - colaborou: Edu Joelson)
Sabe aquela música, dos Gispy Kings (nossa, eu tô velho!), "Volare"? Bom, entra aqui e tenta acompanhar a letra!!! Pura embromação! Pelo menos tem ritmo de comemoração... É o que eu estou precisando fazer, afinal!
Bom fim-de-semana
Nada como uma sexta-feira para começar um novo mês! Shabat Shalom e, se você está estressado, vá estourar bolhinhas ou jogar pac-man!